Estude mais um pouco!

Caro(a)  Colega,

Estude mais um pouco!  é o quarto artigo, de quatro no total, da série Projetos de Desenvolvimento – Antes de começar. No final deste artigo, você encontrará os links para os demais artigos dessa série.

Boa Leitura! Abraço,

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

=======================================================

ID-100134004

Introdução

Nem sempre pesquisar as patentes, definir os requisitos e especificações técnicas do projeto são suficientes para se iniciar um novo projeto. Muitas vezes precisamos ir atrás de um pouco mais de teoria e de ciência para conseguirmos um embasamento teórico melhor. Aí o negócio é  apelar para os universitários…

Publicações online

Uma maneira de se fazer isso, é realizar as pesquisas básicas no Google, Yahoo, Bing ou outro site de buscas de sua preferência. Os melhores resultados porém, você obtém pesquisando em ferramentas especializadas nos assuntos científicos e técnicos. Observe apenas que nem sempre o material encontrado é gratuito. Eu costumo utilizar os seguintes:

 

  • Aqui você pode pesquisar nas publicações do IEEE:

Xplore

  • Nesse site você encontra webinários, cursos, treinamentos, white papersapplication notes, tutoriais e muitos outros recursos:

Electronics Industry News

  • Esse site é bem legal! Dá para acessar capítulos inteiros de livros e outras publicações:

ScienceDirect

  • Nesse, as informações são mais concentradas nas áreas de eletricidade:

Virtual Library - Electrical and Electronics Engineering

Apenas a título de comentário, nas pesquisas que realizei na internet, algumas vezes me deparei com as teses de mestrado ou doutorado de engenheiros portugueses. Vale a pena consultá-los. A qualidade da informação e a clareza com que eles expõem o assunto de que estão tratando são impressionantes.

 

Webcasts

Um recurso bastante interessante para se aprender um novo assunto ou atualizar os seus conhecimentos são os webcasts. São palestras ou seminários de curta duração, em média de 1 hora, onde é abordado um determinado tema e apresentado um panorama sobre esse tema. Esses seminários online, em geral são transmitidos ao vivo e você pode participar formulando suas perguntas ao palestrante após a apresentação. Os webcasts são arquivados e ficam disponíveis para consulta por um longo período. Algumas fontes de webcasts:

  • TOL- TechonlineNesse site você encontra webinários, cursos, treinamentos, white papersapplication notes, tutoriais e muitos outros recursos

Electronics Industry News

 

Continuing Education Center

  •  Outras fontes de informação para webinários, cursos e treinamentos:
    • Fabricantes de produtos: Altera, Xilinx, Atmel, Microchip, Texas Instruments, etc;
    • Fabricantes de equipamentos: Rohde & Schwarz, Agilent, Anritsu, National Instruments, etc;
    • Revistas técnicas: Control Engineering, Eletronic Design, Microwaves & RF, etc.

 

Cursos universitários online

Expandindo o conceito de educação de nível superior,  muitas universidades oferecem cursos formais à distância. Podem ser boas alternativas para complementar sua formação, quando houver necessidade. Nas sugestões abaixo serão destacados apenas as fontes de conhecimento onde é possível realizar treinamentos gratuitos e de qualidade.

  • Veduca – Cursos online gratuitos de nível universitário com aulas das universidades de Harvard, Michigan, USP, Unicamp, Unesp, entre outras.

Veduca-usp

  • Coursera – O Coursera é uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo, para oferecer cursos online e gratuitos a todos.

Coursera

 MIT OpenCourseWare, Massachusetts Institute of Technology

  • edX–  O MIT e a Universidade de Harvard fundaram em parceria o edX , que oferece diversos cursos gratuitos online. Atualmente o edX conta com pelo menos mais 32 universidades parceiras do mundo todo. É imperdível!

 edX

 SEE

 webcast.berkeley

Open Yale Courses

Resumindo, com tantas fontes de educação de qualidade gratuitas à nossa disposição, só não se atualiza profissionalmente quem não quer, não é mesmo? Se você conhece outras fontes para educação universitária gratuita, por favor compartilhe conosco.

Projetos de desenvolvimento – Antes de começar

Confira os demais artigos dessa série sobre como iniciar um projeto de desenvolvimento:

  • Pesquise Patentes! – A vantagem de se pesquisar os sistemas de patentes para adquirir conhecimento nos assuntos específicos e de conhecer as soluções dadas pelos concorrentes;
  • Consulte as Normas Técnicas! – Os cuidados que se deve ter na elaboração de um novo projeto, se acaso houver a exigência de serem  atendidos requisitos de normas técnicas específicas.

 

 

Licença Creative Commons
Esta obra, “Estude mais um pouco!“, de Henrique Frank W. Puhlmann, foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada. É a quarta parte de uma sequência de quatro obras da série Projetos de Desenvolvimento – Antes de começar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s