Como programar o Arduino com o Visual Studio Code e PlatformIO IDE

Publicado: 26 de junho de 2019 em Assuntos Técnicos
Tags:, , , , ,

Por Giovanni Cerqueira – Publicado originalmente no Embarcados

Introdução

Todos que desenvolvem com Arduino certamente já estão familiarizados com a ferramenta Arduino IDE, software padrão para desenvolvimento com a plataforma Arduino. Contudo, este artigo apresentará uma alternativa muito interessante à IDE: a extensão PlatformIO IDE do VSCode (Visual Studio Code).

VSCode é um um programa open-source desenvolvido pela Microsoft com suporte para Windows, macOS e Linux. É um software livre e de código aberto, baseado no framework Electron. Além disso, é altamente customizável, permitindo que os usuários mudem o tema do editor, as teclas de atalho, entre outros aspectos. Ele é mais vantajoso em relação à IDE em vários aspectos, entre os quais:

  • Intellisense (Sintaxe Inteligente);
  • Debugging;
  • Git incorporado;
  • Muitas extensões (como a utilizada para programar o Arduino).

O PlatformIO IDE é um ecossistema de código-aberto para desenvolvimento em IoT. Tem suporte para diversos tipos de placas, entre elas Arduino e Raspberry Pi. Permite, portanto, que se use uma única ferramenta de desenvolvimento para diferentes microcontroladores. É escrito em Python e não necessita de nenhuma biblioteca ou ferramenta adicional. Foi nomeado para “Best Software and Tools in the 2015/16 IoT Awards“.

Instalação do VSCode

Aqui segue um passo a passo de como usá-lo a partir do Visual Studio Code:

Acesse este link e clique no botão verde para instalar, no qual já vai estar selecionado seu sistema operacional. No caso estou usando macOS mas, como descrito anteriormente, também há suporte para outros sistemas operacionais.

Figura 1 – Acessando a página do Visual Studio Code.

Já com o Visual Studio Code aberto, vá na coluna localizada no lado esquerdo do monitor e selecione o último ícone, o de extensões. Então digite no buscador “PlatformIO IDE” e selecione a primeira opção. Clique então em “Install“. A instalação demora um pouco.

Figura 2 – Instalando a extensão PlatformIO IDE no VSCode.

Clique no primeiro ícone do lado esquerdo do monitor. Logo ao lado, em “Open Editors“, deve aparecer “PIO Home“. Caso não apareça, volte na tela da Figura 2, e clique em “Reload” (Figura 3).

Figura 3 – Inicializando o PlatformIO.

 

Primeiros passos com o VSCode

 

1 – Após clicar em “PIO Home“, clique na interface que se abriu à direita, em “New Project”. Uma janela irá se abrir requisitando a placa e o framework. Selecione o modelo do Arduino que está sendo utilizado. No caso, estarei utilizando o UNO. Não é necessário alterar o framework. Clique em “Finish” (Figura 4).

Figura 4 – Criando o projeto PlatformIO no VSCode.

2 – Após isso, abaixo de “Open Editors“, irá aparecer o projeto criado (cujo nome pode ser alterado clicando em “PIO Home” → “Open Projects” → “Projects” → Selecionar o projeto → “Rename“), o qual deve ser clicado. Dentre os itens do projeto, clique em “src” e depois em “main.cpp” (Figura 5).

Figura 5 – Abrindo a sketch.

3 – Pronto! Agora você já pode começar a programar! Note que, diferentemente da sketch padrão, esse programa apresenta o comando:

# include <Arduino.h>

Isso se deve ao fato de que, como dito anteriormente, o PlatformIO IDE suporta outras plataformas além do Arduino.

4 – Por fim, os comandos de verificação, upload, abertura do monitor serial e etc.. estão localizados no canto inferior esquerdo. Para fins ilustrativos, fiz um Blink no PlatfomIO IDE. O aquivo do código encontra-se aqui (Figura 6).

Figura 6 – Exemplo de código usando PlatformIO e VSCode.

Conclusão e Agradecimento

Agora é a sua vez. Com esse conhecimento em mãos, passe a desenvolver com o seu Arduino usando e abusando das vantagens oferecidas pelo VSCode e pelo PlatformIO IDE.

Concluindo, gostaria de agradecer o Fábio Souza, que me proporcionou essa oportunidade.

Licença Creative Commons  

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s