RECURSOS

Nessa seção são apresentados alguns recursos, a maioria gratuitos para se trabalhar com eletrônica e programação. Sua contribuição é bem-vinda.

 

  • NOTEPAD++ – ( É gratuito! Também tem para o Portable Apps) –  Editor de texto para visualizar e editar programas. É simples, fácil, colore as palavras chaves e os tipos de variáveis, reconhece muitos tipos de linguagens de programação, por exemplo, Java, C/C++, entre outras. Quebra um “galhão” quando não se tem o ambiente integrado para desenvolvimento.

 

  •  SCILAB – (É gratuito. Tem versões para vários sistemas operacionais) –  Programa para realizar cálculos e simulações complexas. É semelhante ao MATLAB e muito poderoso.

 

  •  EASYCODE  – (Recomendo muito! Eles dão uma licença temporária para avaliação) –  Poderoso programa para desenvolver, editar e organizar códigos fonte, usando programação estruturada. Esse programa não é gratuito, é caro, mas se você puder fazer o investimento, vale muito a pena. Para mim foi um divisor de águas. Só posso recomendar.

 

  • Design Spark PCB – Programa gratuito para elaboração de projetos de circuitos eletrônicos, circuito impresso, visualização em 3D, e permite também o projeto da caixa ou gabinete onde o circuito será abrigado;
  • Design Spark Mechanical: Programa gratuito que permite a elaboração de projetos mecânicos em 3D;

 

  • MultiSim Blue: Programa gratuito para o projeto e simulação de circuitos eletrônicos e projeto de circuito impresso;

 

  • KiCad: Programa gratuito para o projeto e simulação de circuitos eletrônicos e projeto de circuito impresso. Tem para Linux ou Windows;

 

  • Eagle Cad Light – Programa gratuito e limitado para projeto de circuitos eletrônicos;

 

  • Editores e simuladores de circuitos eletrônicos analógicos. Os fabricantes de circuitos analógicos foram desenvolvendo e oferecendo aos seus simuladores. É evidente que um simulador a Texas tem na sua biblioteca principalmente os componentes da Texas, os demais fabricantes fazem o mesmo. Eu já usei os simuladores da Texas e da Linear Technology. São muito bons. Abaixo o link para os recursos e ferramentas oferecidos pelos diversos fabricantes:

 

 

Em breve aumentaremos essa lista. Conto com a sua colaboração!       

Grato.

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s